segunda-feira, 27 de março de 2006

Ser Humano

Sou distinto,
leve, esquisito,
de pensar efêmero,
humor passageiro.

Eu sou não o que quero,
deveras o que penso;
sou o que sou,
não o que devia sê-lo.

Não sou comum,
embora devesse;
não sou regular,
embora quisesse.

Sou cara de idéias emprestadas,
de princípios misturados,
analizados, renovados,
de padrão singular.

Minha distinção
não está na nobreza,
mas na beleza
do coração.

Meu descaso
não é com a luxúria,
mas com a ternura
em escassez.

Por isso,
choro sem lágrimas,
sorrio sem lábios,
beijo sem língua.

E não sou assim porque quero,
eu sou, e não há nada
que o mundo possa fazer
para mudar-me.

Na verdade,
o mundo é que devia
ser mudado
por mim.


Mas o problema do meu agir
é o descomunal anseio
de tornar o comum
incomum,

a vontade incessante
de fazer coisas simples
da maneira mais complicada
possível.

Isso sim é distinção,
não aquilo
que dizem
na televisão,

não aquilo que ouço
nos bares
lá da cidade
:fundo do poço!

Diferente de igual,
diverso da mesmice,
dissemelhante
dos nossos semelhantes.

Quais razões então
nos permitem destoar?
Quem tem culpa em não
nos deixar amar?

Há respostas
para muitas perguntas,
mas para essas
não há resposta alguma.

Ser humano não é simples,
olhar, tocar, sentir,
mas quem busca a simplicidade
nesta terra de gigantes?

Ao menos
continuarei sendo
a cortesia
que penso ter,

um duplo ser guardado,
como diria o Poeta,
por trás do qual
a flor nativa roça.

Rodrigo Sluminsky



+++ Etecetera

Programa Ensaio Tv Cultura - Elis Regina Mpb Especial (1973)

O bêbado e o equilibrista (João Bosco), na voz de Elis Regina

3 comentários:

Anônimo disse...

"Sou cara de idéias emprestadas,
de princípios misturados,
analisados, renovados,
de padrão singular."....essa foi a melhor parte!

Anônimo disse...

Grande Kiko...

Tá ficando bom nisso hein!! Gostei da poesia, muito boa mesmo... Não que meu elogio tenha grande valor, mas... hahaha

Abraço!!

Anônimo disse...

Oi Rodrigo, vi sua foto de bebe no orkut e achei seu blog, adorei!
Beijo!